Marcelo Bancalero
Eu faço parte da militância de blogueiros que elegeu a
Mulher Presidenta do Brasil !

sábado, 27 de dezembro de 2014

Jesus na contemporaneidade



Introdução
Mesmo sendo onisciente, Deus algumas vezes nos surpreendeu nas histórias bíblicas com algum “remanejo” de um ou outro fato. Mas no desenrolar da história percebemos que na infinita sabedoria do criador, tudo estava sempre no Seu controle
Foi assim no Edem. Com Adão e Eva, quando devido a entrada do pecado, o percurso da história mudou ao serem expulsos.
Depois essa ideia de que Deus pode mudar de ideia, aparece com Noé, quando Ele resolveu com o dilúvio acabar com tudo que criou, para recomeçar.
Tiveram outros casos, mas os citados já nos dão suporte para iniciarmos nossa hipotética história, sabendo que nada impediria de se tornar realidade.
Como se trata de uma história hipotética, que tem como pretensão apenas, nos levar a refletir. Os acontecimentos propostos poderiam ser narrados em qualquer lugar do mundo em qualquer outra realidade político-social-cultural... Mas como este humilde escritor é brasileiro, crio a história em meu país, mas deixo como sugestão, que enquanto refletir nesta hipotética possibilidade, que a imagine em sua própria realidade.
Obs: Este é apenas um conto, um protótipo de um possível livro, por isso mesmo, me segurei quanto a detalhes que poderiam enriquecer o cenário recriado pela imaginação de quem lê. Também, não fui a fundo no grande leque de possibilidades, que poderia ter criado para os personagens. Visto ser um livro hipotético, mas que parte de uma história verdadeira, tentei mesclar alguns acontecimentos entre os que de fato aconteceram na história real e outros recriados.  Mas como disse, este é apenas um protótipo, onde me limitei escrevendo apenas a ideia que me surgiu na noite do natal de 2014, quando levantei-me de minha cama, peguei o notebook e registrei estas palavras, para não perder a inspiração com a qual julgo ter sido presenteado.

Capitulo 1
Maria e José
Numa humilde comunidade na cidade de São Paulo, conhecida como Favela do Heliópolis, vivia uma jovem de nome Maria. Filha de dona Ana e seu João, Maria ajudava aos pais, trabalhando desde muito pequena, cuidando de crianças das moradoras que necessitavam de sair para trabalhar, e que devido à falta de creches, pagavam para Maria, que cuidava das crianças.
Maria era evangélica, e acompanhava seus pais aos cultos desde criança. Ela estava noiva de José, carpinteiro que tinha acabado de abrir seu próprio negócio, uma carpintaria bem no centro de Heliópolis, e cujo sucesso, lhe deu coragem para pedir Maria em casamento.

A revelação
Era um culto de domingo, e seria um divisor de águas na história do casal Maria e José. O culto estava uma bênção, desde o início. Mas na hora do louvor, coma Banda Kairós, que veio da cidade de Votorantim, acompanhando seu Pr. Marcos Omena , que traria a palavra naquele dia, um mover do Espírito inundou aquele lugar. Irmãos e irmãs foram tomados pelo Espirito Santo, e uns falavam em outras línguas, enquanto outros as interpretavam.
Aconteceram curas e milagres que depois foram confirmados. Muitas almas se entregaram a Cristo naquela noite depois da palavra pregada pelo Pr. Marcos Omena. Mas aconteceu um outro mistério naquele culto, que só a jovem Maria presenciou. Enquanto o Vento do Espírito de Deus, se movia na igreja, o mesmo Espírito, tomou a esposa Pr. Omena, a irmã Shirley, que se dirigiu até Maria, a quem profetizou em segredo;
“_Assim diz o Senhor! Prepara-te pois serás mãe. Caberá a você trazer pela segunda vez na terra o filho do homem, Jesus. Não revele a ninguém essa palavra, tão somente a seu noivo José. Não temas, eu estarei no controle de tudo.”
Maria ficou perturbada com a profecia por um instante, mas de repente, uma paz invadiu seu jovem coração, e Maria ciou coragem para falar com José seu noivo.
Mas José, frequentou todas as aulas da escola dominial, era entendido na palavra, e não conseguiu aceitar essa profecia.
_Como pode isso Maria? Estamos esperando a volta de Cristo para buscar Sua igreja, e não para nascer de novo e viver entre nós... Isso que essa mulher profetizou é blasfêmia, é heresia!
_Mas José, eu também fiquei espantada, mas foi apenas por um momento, depois uma paz inundou minha alma. E se for verdade José? E se Deus resolveu mudar de novo Seus planos?
_Não faz sentido Maria! Olha... Eu confio em você, mas preciso perguntar... Você me traiu? Você foi pra cama com alguém e está grávida e por isso inventou essa história absurda?
A única resposta que José teve um foi um tapa que Maria sentindo-se insultada lhe deu. Quando conseguiu abrir os olhos, viu sua noiva aos prantos correndo no beco da favela em direção a seu barraco.

Um anjo aparece a Maria
Quando estava chegando perto de sua casa, Maria ainda com lágrimas nos olhos, se deparou com um jovem negro encostado junto ao poste de luz de frente seu barraco. Maria estava acostumada com a violência da favela. O tráfico de drogas, invasões da polícia, e usuários de drogas eram encontrados sempre pelos becos, principalmente à noite. Porém, Maria conhecia a quase todos da comunidade de Heliópolis, e aquela pessoa de frente a seu barraco, não lhe era peculiar.
Ainda num misto de curiosidade com uma pitada de medo com a presença de jovem negro, Maria chegava ao portão de sua casa, e levou um susto quando ouviu a voz que a ela se dirigia.
_Por que choras Maria? O Senhor não lhe disse que estaria no controle de tudo? Hoje mesmo Ele visitará José em sonhos e acalmara seu coração.
Quando Maria se virou para enxergar melhor o jovem negro ele já não estava mais lá. E Maria sentiu novamente aquela paz inundar seu ser. Foi deitar-se pois de manhã, chegariam as crianças para cuidar.

José ainda estava confuso com a história de Maria, mas sentiu vergonha de si mesmo por ter feito aquela pergunta a ela, se ela o havia traído. Mesmo assim, não conseguia encontrar uma lógica para aquela profecia. Pegou a bíblia, sentou-se na cama e percorria as páginas, como que a procurar uma resposta. Por fim deitou-se para dormir enquanto pensava, que Maria não tinha culpa, aquilo foi como dizem uma “profetada” e não uma profecia. Não queria julgar a esposa do pastor que havia pregado uma palavra tão maravilhosa naquela noite, que levou tantas almas ao arrependimento. Mas julgar uma irmã pouco conhecida, lhe pareceu menos pecado do que julgar sua noiva a quem amava. E assim José adormeceu em sua cama.

O sonho de José
José se viu numa planície aberta, cujo terreno era coberto por lírios. Um homem de branco se aproximava no horizonte. Não sentia medo, nem nenhum sentimento de estranheza, apenas aguardava a chegada daquele homem de branco.
Quando ele chegou disse a José;
_Por que duvidar dos meus planos José? Por acaso eu não posso muda-los conforme eu queira? Ou teria eu de lhe pedir permissão para isso?
_Não Senhor... Eu sou teu servo e aceitarei seus planos para minha vida.
_Então não julgue Maria. Acredite! Jesus meu filho voltará a nascer por uma mulher, e tudo o que ele viveu em sua primeira chegada na terra, reviverá, neste novo contexto. Fique em paz e não temas, eu estarei sempre no controle. Case-se com Maria para evitar os falatórios quando a gravidez começar a aparecer.
José acordou, com uma paz no coração, e correu até a casa de Maria para lhe pedir desculpas e contar o sonho. Maria ficou aliviada, perdoou seu noivo e contou-lhe sobre o anjo que lhe aparecera como um jovem negro, e que lhe avisara sobre o sonho que ele teria.

Anunciando o casamento
Passado as dúvidas, contaram aos parentes e amigos, sobre a decisão de se casarem no fim do mês. José não estava preparado para casar-se assim tão rapidamente, mas tinha algumas economias guardadas e daria um jeito. Os pais de Maria ficaram felizes com decisão, embora Ana, mãe de Maria, intuitiva, percebeu que havia algo curioso nessa decisão estranhamente apressada de se casarem assim, com apenas alguns dias para fazer os preparativos.
_Minha filha, você não está me escondendo nada?
_Não mamãe. Por que?
_Sei lá... Esse casamento às pressas. Vocês dois não fizeram nada de errado não é?
_Não mamãe! Fique em paz. Deus controle.
Embora tudo tenha ficado resolvido com a família, difícil mesmo foi conter os falatórios na igreja e comunidade. As fofocas, “disse que disse”, murmurações não paravam. Um dizia que Maria havia traído José. Dona Candinha, disse que viu Maria conversando com um jovem negro desconhecido no portão na noite anterior. Na igreja irmãs fuxiqueiras tinham certeza que os dois estavam em pecado, pois haviam ido pra cama antes do casamento e ela havia engravidado, por isso o casamento repentino.

Mudanças nos planos

O casamento foi um sucesso, Maria ficou linda no vestido de noiva e a igreja decorada recebeu os noivos para o enlace do matrimônio. Passados alguns meses, Maria estava prestes a dar a luz e para evitar os comentários, visto que as fofoqueiras de plantão contavam os dias para ver se o nascimento da criança se daria nove meses depois do casório, ou viria antes, resolveram se mudar para o Rio de Janeiro. José vendeu sua carpintaria e iria montar outro negócio na favela da Rocinha onde tinha alguns contatos. Antes de partirem a família fez uma festa e despedida e uma prima de Maria, Isabel que estava grávida do mesmo tempo que ela veio participar da festa. Quando chegou e encontrou Maria, o menino agitou-se em sua barriga.
Capitulo 2
A Viagem e o nascimento de Jesus
Maria sofreu com enjoos durante toda a viagem para o Rio de Janeiro, e José solicito, esteve sempre ao seu lado amparando a esposa. Disposto a mudar tudo na vida, ele retirou todas as suas economias do banco, pois queria abrir uma nova conta na agência do Rio, para facilitar as coisas no novo endereço. Mas chegando na rodoviária, quando deixou Maria sentada para descansar e foi comprar algo para comerem, foi surpreendido por dois assaltantes, que o abordaram armados e levaram tudo o que ele possuía.
José não sabia o que fazer, sua esposa estava para ganhar nenê a qualquer momento, e agora, ele não tinha um centavo sequer para poder cuidar da mulher e da criança.
Com muita dificuldade, enfim conseguiram chegar a destino na Rocinha. Era tarde da noite, e eles ainda tinham de encontrar um lugar para ficar. Os contatos de José estavam anotados em um papel que havia se perdido junto com a carteira que os bandidos levaram na rodoviária. Subiram o morro da Rocinha, e abordados pelos traficantes da área, contaram sua história. O gerente do tráfico naquele setor, permitiu que eles ficassem por lá e mandou que um dos seus funcionários do tráfico, lhes levasse até um pequeno barraco abandonado num ponto alto do morro que era utilizado de vez em quando para esconder vítimas de sequestro, ou como esconderijo quando a polícia invadia o morro.
Estava tudo muito sujo no local, não havia luz nem água, e lixo acumulado naquele barraco mantinha um cheiro horrível no lugar. Como isso não bastasse, naquela noite uma facção rival invadiu o morro. Foi dado um toque de recolher a todos os moradores, e foram avisados que se alguém sair de casa seria baleado. Com a polícia e as duas facções em pleno confronto, junto ao tiroteio naquela madrugada, começaram também as contrações de Maria. Não daria tempo de conseguirem sair daquele lugar e procurar um hospital, e nem seria sensato desobedecer o toque de recolher. José então correu para ajeitar o lugar para o parto que deveria acontecer a qualquer momento. Pediu algumas toalhas e água aos vizinhos. Esticou um cobertor no chão do barraco para Maria deitar-se. Uma mulher de idade, que tinha experiência em partos em casa, veio para ajudar.
Assim nasceu o Salvador pela segunda vez. Não tinha uma manjedoura, nem animais ao seu lado para o aquecer. Chegou sob as luzes de velas, num barraco em meio a tiroteios e balas perdidas e um horrível cheiro de lixo, no morro da Rocinha.

Capitulo 3
O menino Jesus
Jesus crescia como uma criança saudável na favela da Rocinha. José, seu pai conseguiu encontrar seus contatos e com esforço, após muito trabalho conseguiu dinheiro para montar novamente seu próprio negócio. Maria levava Jesus na escola dominical todos os domingos e o menino crescia e demonstrava muito conhecimento na palavra de Deus. A professora da escola se surpreendia com a sabedoria do menino. O s pais de Jesus pareciam ter esquecido da profecia sobre o menino. Maria às vezes ao ver as virtudes do menino lembrava-se, mas depois, deixava-se esquecer. Jesus crescia em sabedoria a cada ano e já era um rapaz forte e cobiçado pelas jovens da favela, quando seu pai José faleceu, vítima de uma bala perdida, num dos muitos confrontos dos traficantes da região. Ele que aprendera o ofício com o pai, tocou os negócios da carpintaria. Apesar do assédio das garotas, Jesus não queria saber de namoradas. Sua vida, era apenas dedicada ao trabalho, cuidar de sua mãe e ir aos cultos da igreja.
João Batista
Maria estava feliz pois naquela noite, na igreja que frequentavam, o filho de sua prima Izabel que era João Batista, um famoso conferencista, viria pregar. Durante o culto o espírito de Deus, moveu-se maravilhosamente.  Maria estava aflita pois Jesus estava atrasado, ficara terminando um trabalho na carpintaria, e ainda não havia chegado. De repente, enquanto João Batista pregava, Jesus adentrou na igreja. Nesse momento o Espírito de Deus se apossou de João, e este disse em alta voz pontando para Jesus;
Eis ai o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
Neste exato momento a glória do Senhor inundou aquele lugar. Jovens profetizavam, crianças chovam e davam risadas, haviam cânticos espirituais. Maria olhava ao filho e lembrava-se da profecia. Teve uma visão como que uma pomba branca pousando sobre ele. E naquele momento ele foi batizado com o Espirito Santo, e falava na língua dos anjos magnificamente e profetizava com autoridade profunda. Um irmão idoso profetizou e disse;
_Assim diz o Senhor... Este é meu filho amado em quem se deleita minha alma.
Naquela noite uma paz reinou sobre aquela favela como há muito tempo não se via. Não havia barulho de brigas, nem de tiroteios.  Apenas um silêncio misterioso reinava no lugar.
A tentação de Jesus
No dia seguinte, Jesus deixou um dos funcionários da carpintaria como responsável dos negócios, despediu-se de sua mãe, e saiu para um retiro espiritual. Sua mãe conhecedora da profecia, sabia que agora, ele estava por conta dos planos de Deus, e como sentia aquela paz em sua alma, despediu-se do filho com a certeza que Deus estava no controle.
Por 40 dias e 40 noites Jesus jejuou e manteve-se em profunda comunhão em seu retiro, num monte às margens do oceano atlântico numa das praias do Rio de Janeiro para onde fora levado pelo Espirito de Deus.  No último dia, o diabo lhe apareceu na forma de uma serpente para o tentar, e lhe disse;
_Se é mesmo o Filho de deus, transforma estas pedras em pão para saciar sua fome.
_Nem só de pão viverá o homem, já lhe disse isso quando aqui estive a mais de dois mil anos atrás.
_Ora, ora... Os tempos são outros. Disse satanás E levando ao alto de um monte lhe mostrou os governos da terra e lhe disse;
_Peça-me e eu lhe darei o poder sobre as nações. Farei de você um político reconhecido que vai ser respeitado, te farei presidente de qualquer país que escolher, basta que você dobre seus joelhos e me adore.
_Você sabe que eu somente adoro ao meu pai, e só a ele presto culto. E que poder você poderia me oferecer que eu já não o tenha?
_Se é realmente o Filho de Deus prova-me! Jogue-se daqui e se fores quem diz ser, os anjos impediram que caia e morra.
_Não preciso provar nada para você! E é isso o que está escrito. Não tentaras ao Senhor teu Deus!
Dito isto, o diabo retirou-se e os anjos trouxeram comida para alimentar Jesus.

Capitulo 4
O início da missão do Filho do Homem, o primeiro milagre e a escolha de 12 apóstolos

 Jesus retornou à favela da Rocinha. Maria estava feliz com o retorno de seu filho e deu uma festa, convidando familiares que vieram de São Paulo.  Dentre eles estavam primos e primas de Jesus. Nesta festa Jesus fez seu primeiro milagre.
Ligia, uma das tias de Jesus presente na festa, teve um enfarto e morreu. Maria correu chamar Jesus, e pediu que socorresse a tia.
_Chegou sua hora meu filho.
_Se é a vontade de meu pai, estou pronto.
A tristeza havia tomado o lugar. Todos estavam em volta do corpo. Um médico que era vizinho, já havia atestado o fato de que Ligia tinha morrido e mais nada poderia ser feito. Foi então, que Jesus entrou na sala e disse;
_Por que choram?
Onde está o filho do homem a morte não tem poder.
Dito isto dirigiu-se a morta e disse
_Acorde Ligia, sua hora não chegou! Mas este foi um sinal para que me reconheçam como o Filho do Homem.
A mulher então abriu os olhos e se levantou. O alvoroço foi enorme.  Pela vizinhança anunciavam o acontecido. Jovens tiravam fotos e postavam nas redes sociais. E de repente, uma multidão estava na frente da casa de Maria para certificarem-se do acontecido. Ricardo e Antônio, primos de Jesus que presenciaram este primeiro milagre passaram a segui-lo à partir daquele dia.
Jesus então seguia fazendo milagres e pregando nas redondezas. Ia a todas as favelas, e os traficantes permitiam que entrasse e saísse sem questioná-lo. Foi no Complexo do Alemão, que encontrou Márcio e Caio e Lourenço, três traficantes, vendendo drogas e lhes disse;
_Vocês ganham a vida vendendo a morte! Me sigam e me ajudem a dar de graça a vida as pessoas deste mundo.
Sem questionamentos, Marcio e Caio e Lourenço o seguiram.
Mais adiante, encontrou uma mulher chorando, seu nome era Adaiane. Ela chorava por que o marido a havia abandonado com 2 filhos. Jesus então, se aproximou e disse;
_Você foi abandonada por que traiu seu marido e foi abandonada por ele e por seu amante. Mas agora siga-me e nunca mais trairás a ninguém e nem serás abandonada.
Adaiane ficou surpresa com o que ele lhe disse. Ninguém sabia de sua traição. Assim, resolveu segui-lo também.
Jesus seguiu seu caminho. Por onde passava deixava sinais. Outros 6 se juntaram a ele. Eram estes, os irmãos Robson e Alexandre, dois pescadores. Marcelo, um político corrupto que havia sido expulso de seu partido por ser suspeito de desviar dinheiro público. Lucia, uma desviada da igreja, que havia abandonado a fé e ao ouvir falar de Jesus, decidirá retornar e segui-lo. Cláudio e Marcos que eram irmãos da mesma igreja que Maria. E Roseli, uma jovem que trabalhava em uma ONG, que cuidava de dependentes químicos. Aos 12 que iniciaram  o ministério com ele chamou de novos apóstolos
Uma multidão o seguia por todos os lugares. Na internet já havia virado febre o assunto. Haviam diversas páginas, grupos relatando os milagres de Jesus. Outros criticando. E muitos, muitos fakes criados, no Facebook e Twitter, fingindo se passar pelo mestre.

Capitulo 5
A rejeição daqueles que não compreenderam.
 Da mesma forma como o povo de Israel não compreendeu sua primeira vinda e o rejeitou.  A maioria dos evangélicos e católicos também o rejeitaram, e o criticavam por que não acreditavam que Deus pudesse mudar seus planos. Nos cultos e missas, padres e pastores alertavam seus fiéis para não dar ouvidos a este Jesus, que ele era mais um falso profeta que se levantava. Ainda mais por que em algumas das vezes que Jesus saia acompanhado de uma multidão, parou de frente a uma grande igreja evangélica, onde se pedia mais do que o dízimo e as ofertas para a manutenção da casa do Senhor, mas especulavam em nome de Deus pediam mais e mais. Além de vender toda sorte de coisas ditas “santas” ao povo de Deus. Jesus fez ali o que fez a mais de dois mil anos atrás com os vendedores na porta do templo em Jerusalém. Derrubou vitrines, expos seus pecados diante de todos.
Outra feita, entrou numa catedral da igreja católica e recriminou-a pelas imagens de escultura, citando a bíblia.

O Traidor
Jesus sabia que sua hora estava chegando. Ele temia ser entregue àqueles que queriam sua destruição. Líderes das duas maiores representantes do cristianismo, a igreja católica e a igreja evangélica, se uniram e maquinavam como parar o crescimento desse que consideravam ser um falso profeta. Então, entraram em contato com Marcelo o apóstolo que era um ex-político. Acreditavam que ele, por já ter se vendido muitas vezes, poderia fazer isso novamente. Convenceram então Marcelo a lhes entregar Jesus.
Data e dia marcados, quando chegaram, Jesus estava com os seus discípulos sentados na Orla de Copacabana, quando Marcelo se aproximou, e deu-lhe um beijo. Jesus olhou-o bem nos olhos e disse;
_Mais uma vez, o Filho do Homem foi traído com um beijo.
Assim que receberam o sinal e puderem ver quem era Jesus, os jornalistas vieram aos montes. Eram câmeras e câmeras de TV, flashes de fotografias, microfones foram colocados à frente do Cristo. Um repórter da Globo perguntou;
_Tu és o Cristo, o filho de Deus?
_Tu o dizes. Disse-lhe Jesus.
Antônio tentou afastas os jornalistas, chegando derrubar um deles, que foi socorrido pelo próprio Jesus que disse;
_Antônio, não vamos combater o mal com o mal, mas com amor.
Enfim, levaram Jesus para uma entrevista exclusiva na Globo News. Acontecido isso, os discípulos se dispersaram.
Marcio, estava ainda assustado, quando uma repórter do SBT, o reconhecera e perguntou;
_Você não estava com ele, aquele que se dizia ser Cristo?
Temendo por sua vida e reputação, Marcio negou dizendo;
_Não conheço esse Jesus! Me deixem em paz!

Capitulo 6
O julgamento e a crucificação

Jesus foi julgado por toda a mídia. Todos o acusavam de ser um charlatão. Todos os dias foi tema principal no Jornal Nacional, teve até um programa especial do Fantástico, dedicado a transformar aquele bom homem num mentiroso e falso profeta. Assim, logo conseguiram que o povo que até então o seguia, tinha visto e usufruído de seus milagres, começassem agora ao criticar, abandonar e rir das charges que ironizavam o Filho do Homem. Só na internet, onde a manipulação é mais difícil, ainda apareciam alguns seguidores de Jesus, que o defendiam.
Mas não teve jeito. Jesus fora já condenado. E numa fatídica segunda-feira, lá estava ele, novamente crucificado pelos homens. Não era uma cruz de madeira, mas de papel. Esse foi o fim de Jesus na sua segunda vinda à terra...
Crucificado numa capa da revista Veja, onde foi humilhado, difamado, sem provas condenado, assim, para todos verem.
Ai vem a pergunta que não quer calar...
Será que ele pode ressuscitar depois disso, depois de ter a vida fuçada, estraçalhada pela mídia?
Acredito que o calvário que ele enfrentou a mais de dois mil anos, foi bem mais fácil de enfrentar.


Continua...

Marcelo Bancalero
Postado em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre essa poesia
Obrigado pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Hot

Postagens populares

Patrocinadores, Parceiros, Amigos do Blog e coisas que você precisa ver

Xeque - Mate - Noticias

Xeque - Mate - Noticias
Xeque-Mate-Notícias

Minha igreja

Minha igreja
Comunidade Evangélica de Votorantim